A United Way of Broward County e o Children’s Movement of Florida conectam voluntários com alunos da elementary school de Broward para o PROGRAMA READINGPALS

June 13, 2018
Education
News

Adriana LeCorgne – Gerente do programa ReadingPals para a United Way of Broward County

 

Desde o nascimento até a terceira série, as crianças aprendem habilidades de alfabetização críticas: leitura, escrita e oralidade (habilidade oral). Após a terceira série, a criança faz a transição de aprender a ler para ler para aprender. A proficiência na leitura por volta da terceira série é o indicador mais importante de que o aluno se formará na high school e de seu sucesso profissional. Além disso, há uma disparidade surpreendente no acesso aos livros em casa entre crianças de classe média e de baixa renda. Uma residência de classe média tem 54 livros infantis apropriados à idade, enquanto que uma residência de baixa renda tem de 0 a 2.

Uma criança vinda de uma família de classe média geralmente entra na primeira série com cerca de 1.000 horas compartilhando e lendo livros de gravuras com os pais, outros membros da família ou professores em comparação com uma criança vinda de uma família de baixa renda, que passa em média menos do que 100 horas. Alunos da primeira série vindos de uma família de baixa renda têm um vocabulário composto de metade das palavras usadas por crianças de famílias de renda mais alta. Até os três anos, crianças de baixa renda ouvirão um terço do número de palavras ouvidas por crianças de classe média e alta (10 milhões em comparação a 30 milhões de palavras). Há muitos fatores que contribuem para esta disparidade. Muitas crianças de famílias de baixa renda originam-se também de lares em risco, com pais ou cuidadores que não falam inglês, frequentemente ausentes de casa e/ou analfabetos. Estas crianças acabam ficando para trás porque geralmente nestas casas livros são raros, o tempo passado com um cuidador adulto é pouco e a ajuda da família para ler e aprender é mínima.

Os resultados da Florida Standards Assessment (Avaliação dos Padrões Acadêmicos da Flórida) do ano escolar 2015-2016 indicaram que 55% das crianças do condado de Broward atingiram o nível padrão em inglês/linguagem na terceira série. Esta estatística precisa de uma melhoria significativa porque queremos que todas as crianças do condado se formem na high school.

É fundamental trabalhar com crianças pequenas para desenvolver a alfabetização e as habilidades de aprendizagem o quanto antes para ajudá-las a ler e escrever. As crianças pequenas que ouvem histórias lidas por um adulto já entram na escola com importantes habilidades de alfabetização. Estão mais preparadas para aprender a ler e escrever. Crianças que não tiveram muitas experiências ouvindo adultos ler em voz alta ou conversar sobre livros geralmente entram na escola com habilidades de alfabetização insuficientes. Ampliar a exposição de uma criança pequena a uma variedade de livros, atividades e vocabulário é uma parte importante do desenvolvimento da alfabetização infantil.

Para oferecer aos alunos da elementary school a oportunidade de melhorar o nível de leitura, a United Way of Broward County introduziu há quatro anos o programa ReadingPals. Desde então, o ReadingPals se concentra em fazer a triagem, treinar e utilizar mais de 300 “treinadores de leitura” voluntários em toda a nossa comunidade. Cada voluntário do ReadingPals é conectado com uma criança identificada como de risco ou com um nível baixo de proficiência de leitura.

O programa ReadingPals ajuda a construir a estrada para o sucesso na leitura possibilitando que a criança leia semanalmente com um mentor treinado para trabalhar com crianças pequenas nas habilidades de alfabetização. É através destes contatos semanais com o “Reading

Pal” (Companheiro de Leitura) que a criança é exposta a uma grande variedade e gêneros de livros que aumentam seu vocabulário e ajudam no desenvolvimento cerebral. Contar com o mesmo Reading Pal todas as semanas ajuda a aumentar o amor da criança pela leitura. Os livros são enviados para casa e os pais podem reler os livros com os filhos, fazer com que contem a história ou até mesmo conversar sobre os personagens  do livro. Isso permite que a criança use a criatividade ao recontar a história em suas próprias palavras. As atividades em casa podem incluir rimas, canto, dança e qualquer outra atividade que aumente as habilidades infantis da alfabetização.

 

Artigo escrito por: Layne F. Polakoff, supervisor de currículos para a prontidão escolar da Division of Early Learning and Language Arts (ELLA - Divisão de Educação Infantil e Linguagem) de Broward County Public Schools. Layne conta com 35 anos de experiência em educação, sendo 18 anos em educação infantil. É também professor adjunto de educação infantil do Broward College. Adriana LeCorgne, gerente do programa ReadingPals para a United Way of Broward County. Adriana conta com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, sendo cinco anos na gestão de voluntários. Tem um mestrado em Economia pela Florida International University.

O desenvolvimento precoce do cérebro é fundamental para o sucesso mais tarde na vida. O programa ReadingPals ajuda no desenvolvimento cerebral de crianças pequenas promovendo ao mesmo tempo a evolução da alfabetização infantil. O programa ReadingPals ganhou o prêmio de Programa de Alfabetização do Ano com a Ajuda de Mentores de Broward County Public Schools e o Prêmio de Planos Sem Fins Lucrativos de Cuidados Comunitários pelo Prêmio Impacto Coletivo para os Jovens 2017. Para se tornar um voluntário ReadingPals e para se inscrever para a sessão de treinamento de voluntários contate Adriana LeCorgne no número 954-453-3742 ou envie um e-mail para alecorgne@UnitedWayBroward.org.

Para obter informações adicionais acesse UnitedWayBroward.org/ReadingPals

Share this post

Learn More About CSC Broward

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected

Find A Program That Fits Your Needs

SNAC (Special Needs Advisory Coalition) | Children's Services Council of Broward County
954-377-1667

The Children’s Services Council has been at the forefront in funding programming for children and youth with physical, developmental or behavioral health needs since its inception. In 2004, the Council commissioned Broward County’s Business Plan for Children with Special Needs which became the impetus for establishing a stakeholder group known as the Special Needs Advisory Coalition (SNAC). The SNAC has been instrumental in advocating for system improvements and reducing service gaps.

Primary POC: Marissa Aquino | maquino@cscbroward.org

2-1-1 Broward General Hotline | 2-1-1 Broward
2-1-1 or 954-537-0211

2-1-1 Broward, an information & referral line, provides a 24-hour, comprehensive help line and support service for individuals seeking crisis intervention assistance and/or information and referrals to health and human services in Broward County. An impressive database of information is used to provide community callers with current, relevant information regarding a wide variety of services within the community. All calls are toll-free, confidential and anonymous from anywhere in Broward County.

Capacity Building Mini Grants | Children's Services Council of Broward County
954-377-1000

Infrastructure building support is provided to local child and family serving nonprofit organizations through our annual Capacity Buildings Mini Grants. Through a competitive grant process, local organizations are awarded funding for capacity building projects, professional business coaching and or fundraising support each year.

Primary POC: Adamma DuCille | aducille@cscbroward.org

Cribs for Kids | Heathy Mothers, Healthy Babies Coalition of Broward County
954-765-0550

In 2003, the American Academy of Pediatrics (AAP) published a report that estimated that the risk of infant suffocation increases 20-fold when infants and adults sleep in the same bed. Cribs for Kids provides low-income families with free GRACO Pack ‘n Play® cribs, one crib sheet, and a safe-sleep sack, and counsels parents on the dangers of co-sleeping.

Primary POC: Ashley Sturm | asturm@hmhbbroward.org | 954-765-0550 ext. 339

CSC Sponsored Trainings | Children's Services Council of Broward County
954-377-1000

The CSC offers quality and affordable training workshops for professionals serving children and families in Broward County. Each session is led by instructors that are highly qualified and experienced in their field to provide an optimal learning environment. CEU’s are also offered for many of the completed courses. For a training calendar and to register, please visit our website at training.cscbroward.org.

Primary POC: Adamma DuCille | aducille@cscbroward.org

Drowning Prevention | Florida Department of Health in Broward County
954-467-4700

Drowning Prevention is a collaborative community effort driven by the Drowning Prevention Task Force. In 2009, the Children’s Services Council allocated funding to support a full-time coordinator housed at the Broward County Health Department who provides insight and accountability for the implementation of the Drowning Prevention Action Plan.
Task Force members create a culture throughout Broward that infuses drowning prevention methodologies, practices, and messages that directly impact families with young children.

Early Literacy Interventions | Reading & Math, Inc.
786-347-3667

Reading & Math, Inc., through a partnership with Broward County Public Schools, is implementing the Reading Corps program in Broward County. Florida Reading Corps tutors serve Broward County’s most at-risk students with targeted early literacy interventions. Reading Corps screens all students at designated schools to identify children who are behind on early literacy skills, and develop individualized tutoring plans to meet each child’s needs.

The Faces of CSC

The greatest tool you can give a child is the ability to persuade and speak with confidence. Being that my YIG experience positively impacted my emotional literacy skills, I would like to pass these on to those who are less fortunate.
"This program has touched me and made a difference in my life."
"I will be the first to say, Youth in Government should be a part of every teenager's life, because I know without it I wouldn't be the person I am."
Close