4 Passos para a Boa Saúde dos Filhos e das Mães

August 6, 2018
Health and Mental Care
Family Support
News

Bob LaMendola, assuntos comunitários, Departamento de Saúde da Flórida em Broward

1. Adolescentes se tornam voluntários para evitar afogamentos 
Crianças pequenas olham para adolescentes com admiração. Então, quem melhor do que eles para ensinar crianças sobre a segurança na água? 

Este é o princípio fundamental do SPUD (Students Preventing Unintentional Drowning – Alunos Evitando Afogamentos Acidentais), um novo projeto após o horário escolar criado pelo Drowning Prevention Program (Programa de Prevenção de Afogamento) do Departamento de Saúde da Flórida (DOH na sigla em inglês) do condado de Broward. Mais de 200 adolescentes de cinco high schools (escolas de ensino médio) se voluntariaram para atuar como “embaixadores da segurança na água” durante o ano escolar de 2017-18. 

Os adolescentes passaram meses criando novas mensagens de segurança que se identificam com as crianças. No processo, os adolescentes aprenderam muito sobre segurança na água e compartilharam com suas famílias, amigos e colegas de escola. 

No próximo ano escolar, o plano do projeto SPUD é que os adolescentes façam apresentações para alunos mais jovens. 

“Cada afogamento é uma tragédia que poderia ser evitada”, disse Dr. Paula Thaqi, diretora do DOH-Broward. “O SPUD é uma maneira inovadora de educar nossas crianças – e seus pais.” 

O programa de prevenção de afogamentos do DOH-Broward se concentra em crianças de até quatro anos de idade, uma fase em que as crianças têm fascinação pela água e correm maiores riscos. Em 2017, oito crianças com menos de 5 anos perderam a vida devido à água. O risco é alto em Broward, com cerca de 125.000 piscinas em casas e milhares de áreas com água. 

Mensagens importantes para crianças: Não chegue perto da água sem a presença de um adulto. Aprenda a nadar. Peça ajuda imediatamente se alguém está em situação de perigo na água. 

Mensagens importantes para adultos: Designe um “vigilante da água” adulto que tenha um telefone celular (idealmente alguém que saiba nadar) para observar as crianças todos os segundos em que estejam perto ou na água. Aprenda ressuscitação cardiopulmonar. Estabeleça barreiras que funcionem como um bloqueio para que as crianças não caiam na água. (O DOH-Broward oferece alarmes para portas gratuitos.) 

O projeto SPUD está funcionando nas escolas de ensino médio Piper, Blanche Ely, Miramar, Stranahan e Coconut Creek. O programa espera ser expandido para 10 escolas no próximo ano. 

Informações: 954-467-4700, Ramal 5695 ou cassie.mcgovern@flhealth.gov. 

2. Você tem o WIC? 
Talvez você não saiba, mas famílias que se qualificam podem se inscrever no programa de nutrição Women Infants and Children (WIC) (Mulheres, Bebes e Crianças) assim que a mulher car grávida. 

Não é preciso esperar pela confirmação da gravidez. Não é preciso esperar pelo nascimento. 

Apenas 80 por cento dos 58.750 moradores de Broward que estão qualificados participam do programa WIC. O restante perde esta grande oportunidade. 

“Algumas mulheres não se inscrevem antecipadamente”, disse Dr. Thaqi. “Queremos que as mulheres se inscrevam assim que souberem que estão grávidas para que possam receber os benefícios do programa WIC imediatamente. O programa ajuda mães, bebês e crianças pequenas a serem mais saudáveis.” 

O programa WIC, operado pelo DOH-Broward, atende mulheres grávidas, mães por seis meses após o parto, mulheres que amamentam e crianças menores de 5 anos. 

Você está qualificada se sua renda familiar for abaixo de 185 por cento do nível de pobreza federal. Isso significa uma renda mensal abaixo de $1.860 para uma pessoa, $2.504 para duas pessoas, $3.793 para uma família de quatro, etc. Os recipientes do Florida Medicaid se qualificam automaticamente. 

Os serviços incluem aconselhamento nutricional e de aleitamento materno, indicações para outros programas e um cartão eletrônico de benefícios para a compra de alimentos nutritivos e leite artificial para bebês, se necessário. 
Quais alimentos estão incluídos? Cereais, grãos integrais (pão, arroz, tortillas, macarrão), atum e salmão em lata, frutas e legumes, alimentos para bebês, ovos, leite, iogurte, queijo, creme de amendoim, feijão, suco de frutas e outros. O DOH-Broward oferece verniz de flúor dental gratuito dental para prevenir cáries em crianças e jovens até 20 anos na maioria dos sete escritórios do WIC. 

Informações: 954-767-5111 ou broward.floridahealth.gov. Horários marcados estão disponíveis. 

3. Proteção gratuita para os dentes de seu filho 
O selante dental protege como uma tinta e é aplicado nos dentes também como uma tinta, mas é incolor, insípido, inodoro e indolor. 

O selante é um revestimento no de plástico que as higienistas do DOH-Broward utilizam nos molares das crianças gratuitamente durante visitas realizadas em elementary e middle schools (escolas de ensino fundamental) em Broward. O revestimento previne que bactérias se instalem nos sulcos dos dentes ajudando a evitar cáries por anos. 
Um dos pais ou um guardião deve completar uma permissão enviada pela escola para que a criança seja tratada com o selante dental gratuito. 

As higienistas do DOH-Broward trataram cerca de 35.000 crianças durante o ano escolar de 2017-18, em todas as 138 elementary e middle schools Title 1. Há planos para a expansão do programa no próximo ano. 

As crianças recebem um exame dental, limpeza, enxague bucal com flúor, uma escova
de dentes e instruções de como escovar os dentes e usar o dental. As crianças que necessitarem cuidados dentários adicionais recebem uma indicação para uma consulta com seu dentista ou para os consultórios dentários gratuitos e de baixo custo do DOH-Broward. 

4. Vacinas para pré-adolescentes e adolescentes 
Se existisse uma vacina que protegesse seu filho contra o câncer ou contra infecções potencialmente fatais, você daria a seu filho? 

Bem, elas existem e são geralmente gratuitas. Vacinas contra o papiloma vírus humano (HPV) e contra a meningite não são tão usadas como deveriam, mas seu uso está aumentando atualmente. 

“Talvez os pais não as conheçam”, disse Dr. Thaqi. “Nós lhe informamos que as vacinas podem prevenir doenças sérias.” 

A vacina contra o HPV protege contra o vírus que pode causar o câncer cervical. Tanto em homens como mulheres, o HPV pode causar câncer genital e oral, verrugas genitais e doenças relacionadas. O DOH-Broward recomenda as duas doses da vacina contra o HPV para meninos e meninas a partir dos 11 anos. Da mesma maneira, recomenda-se que a vacina contra a doença meningocócica, que protege contra as infeções fatais da meningite, seja administrada aos 11 anos. A maioria dos seguros saúde cobre as duas vacinas sem custo algum. Aqueles que não têm seguro podem ser vacinados gratuitamente pelo DOH-Broward. 

Informações: broward.floridahealth.gov ou 954-467-4705. 

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected