6 Hábitos Saudáveis para Crianças, Adolescentes e Famílias

August 6, 2018
Health and Mental Care
News

Kristen Schroeder-Brown, RN-BSN, CHES, CDE, Holy Cross Hospital, Departamento de Alcance Comunitário

Os hábitos saudáveis são importantes para uma vida longa e cheia de saúde. Veja abaixo 6 hábitos saudáveis que podem ajudar crianças, adolescentes e adultos a manterem um estilo de vida saudável. 

Hábito saudável número 1 – Nunca se esqueça de tomar o café da manhã 
É fundamental sempre começar o seu dia com o café da manhã. Um café da manhã bem equilibrado consiste de proteína, frutas, grãos e um legume. É importante que os grãos sejam integrais como, por exemplo, pão de trigo integral ou mingau de aveia. Tome leite desnatado ou com 1% de teor de gordura ao invés de 2% ou leite integral. Tente mudar a rotina do seu café da manhã e experimente alguma coisa nova. Se estiver com pressa, leve o café da manhã com você. 

Foram realizados inúmeros estudos durante os últimos 30 anos que indicam que tomar um café da manhã saudável e bem equilibrado melhora a memória e a concentração, e também estimula a criatividade e as habilidades de resolução de problemas. Adicionalmente, tomar o café da manhã todos os dias pode melhorar os resultados de testes e aprimorar o desempenho no trabalho. Há vários mitos sobre o café da manhã. O mais comum deles é: “Se eu não tomar o café da manhã, vou perder peso”. Esta afirmação é falsa. Em vários estudos, pesquisadores concluíram que não tomar o café da manhã aumenta o risco de ganhar peso. 

Hábito saudável número 2 – Faça um prato colorido 
Certifique-se de que seu prato tenha alimentos de muitas cores e adicione frutas e legumes de cores diferentes. Tente comer 2 porções de legumes em cada refeição. Faça smoothies saudáveis usando legumes e frutas. Tenha sempre frutas e legumes à disposição das crianças. 

Frutas e legumes são importantes porque ajudam no crescimento além de trazerem inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, comer mais legumes pode ajudá-lo a se sentir melhor quando estiver doente ou até mesmo evitar que você que doente. Fornecem também a energia que você precisa para se divertir, estudar ou trabalhar. 

Hábito saudável número 3 – Pense seriamente sobre o que vai beber 
É importante eliminar bebidas adocicadas. Bebidas que contêm açúcar causam cáries, enfraquecimento dos ossos e até mesmo diabetes tipo 2. Além disso, refrigerantes, bebidas esportivas ou bebidas energéticas podem causar aumento de peso e o desejo de consumir ainda mais açúcar. 

É fundamental beber muita água. Leve sempre água com você e lembre- se de beber água durante todo o dia. Deixe os refrigerantes, as bebidas esportivas ou energéticas para ocasiões especiais. Tome cuidado com os sucos de fruta; mesmo os feitos com 100% de fruta natural contêm muito açúcar. Ao invés de beber sucos, coma a fruta fresca porque tem mais nutrientes. Beba água ou leite (desnatado ou 1%) nas refeições e no lanche. 

Hábito saudável número 4 – Faça suas refeições com a família 
Estudos indicam que aqueles que geralmente fazem as refeições com a família têm uma maior probabilidade de ir bem na escola, não usar drogas e álcool, e manter um peso saudável. As refeições em família muitas vezes podem ser difíceis de coordenar, mas, sem dúvida, valem a pena. 

Reserve um horário para o jantar em família. Faça com que todos ajudem a preparar a refeição. Até mesmo as crianças pequenas podem ajudar com coisas simples como misturar os ingredientes ou lavar as frutas e legumes se necessário. Tente limitar a quantidade de fast food. Tente fazer as refeições juntos na cozinha ou na sala de jantar para que vocês possam desfrutar da companhia do outro. 

Hábito saudável número 5 – Faça uma atividade física divertida 
Pesquisadores indicam que crianças e adolescentes precisam de, no mínimo,
60 minutos de atividade física de intensidade moderada diariamente. A atividade física regular resulta em mais energia, músculos mais fortes, menos estresse, gestão do peso podendo até mesmo reduzir o risco de doenças crônicas, como as doenças cardíacas ou a diabetes. 

Tente fazer muitas atividades ativas durante o dia. Mantenha bolas, cordas para pular ou bicicletas à disposição para que as crianças se mantenham ativas. Participe de atividades físicas com a família. Caminhe todas as noites após o jantar ou brinque de pega-pega no quintal. Faça um passeio até um parque ou um centro recreativo local. Faça alongamento todos os dias para ajudar com a flexibilidade. Faça exercícios de resistência no mínimo duas vezes por semana como, por exemplo, levantando peso ou usando uma cinta de resistência. 

Hábito saudável número 6 – Durma bem 
Estudo demonstram que a maioria das crianças, adolescentes e adultos não dormem o su ciente. Segundo pesquisadores, a quantidade insuficiente de sono causa mais resfriados, problemas comportamentais, problemas de atenção na escola, problemas de memória e excesso de peso. 

Saiba quanto tempo de sono cada membro da família necessita. Tipicamente, pré-escolares precisam de cerca de 11 horas, crianças necessitam de 10 horas, adolescentes de aproximadamente 9 horas e adultos necessitam de cerca de 8 horas de sono por noite. É importante estabelecer uma rotina e mantê-la sempre. 
 

Kristen Schroeder-Brown, RN-BSN, CHES, CDE é uma educadora certificada em diabetes no Departamento de Alcance Comunitário do Holy Cross Hospital. É especializada em prevenção e auto-gestão da diabetes. É também uma treinadora máster e especialista (coach) em estilo de vida para o Programa Nacional de Prevenção de Diabetes. Kristen tem um bacharelado em educação da saúde e um segundo bacharelado em enfermagem. 

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected