Círculos de APOIO aos Cuidadores

August 24, 2020
Basic Needs
Education
Family Support
News

Lisa Math B.S., CRPS-F, Coordenadora de treinamento de famílias, South Florida Wellness Network

Como pais ou cuidadores,nossa primeira preocupação é garantir que aqueles que amamos estejam seguros, saudáveis e felizes.Nós fazemos todo o possível para obter recursos, serviços e suprimentos – às vezes, às custas do nosso próprio bem-estar.

Mas o que não se reconhece é a necessidade do cuidador de dedicar tempo para manter seu próprio bem-estar. Existe uma razão porque as comissárias de bordo explicam o procedimento da máscara de oxigênio da seguinte maneira: sempre ponha a máscara de oxigênio em si mesmo primeiro, e depois ajude os outros. Em outras palavras, você não vai pode ajudar ninguém se desmaiar! Isso se aplica também aos cuidadores. As necessidades do cuidador devem ser satisfeitas para que ele seja capaz de ajudar eficazmente outra pessoa.

O estresse dos cuidadores

Como um cuidador administra suas próprias necessidades administrando ao mesmo tempo a necessidade de outros? Quais ajudas são eficazes para controlar o bem-estar do cuidador? Onde um cuidador pode encontrar o apoio que precisa? Essas são perguntas importantes e vitais que todo cuidador deve considerar. Sem respostas a essas perguntas, o cuidador corre o risco de ter que enfrentar uma crise sem ter um plano em mente.

O cuidador deve elaborar uma lista de perguntas que precisam ser respondidas quando a situação é estável e enquanto é capaz de analisar as respostas de maneira eficaz. Deve saber como vai administrar seu próprio bem-estar em momentos estáveis e também em momentos de crise. Nunca se deve subestimar o fato de que recursos e círculos de apoio são vitais!

Veja abaixo uma breve lista de perguntas que devem ser consideradas e personalizadas pelo cuidador para satisfazer suas próprias necessidades e abordar suas preocupações:

1. Reservei algum tempo para mim mesmo durante a semana?
2. Quais atividades quero fazer para mim mesmo essa semana?
3. Quem posso contatar se precisar conversar?
4. Com quem posso encontrar para relaxar um pouco?
5. Quais são os sinais que mostram que estou estressado ou exausto?
6. O que indica que estou em crise e que preciso de ajuda?
7. Quais recursos tenho imediatamente à disposição quando necessito apoio?
8. Quem posso procurar quando preciso de serviços?
9. Se precisar relaxar um pouco, em quem posso confiar para assumir meus deveres de cuidador?
10. Quais recursos comunitários tenho à minha disposição?
11. Fiz uma lista para que outros possam me ajudar?
12. Onde deixo informações em minha casa no caso de precisar que alguém venha me ajudar quando não posso fazer o que devo de maneira eficaz?

 

Onde procurar ajuda

A maioria dos cuidadores depende de um pequeno círculo de amigos, e de alguns profissionais, para apoiá-los em sua jornada. Mas usar a imaginação é uma maneira eficaz de trazer mais pessoas e recursos para seu círculo de suporte.

Comece repensando seu dia. Quem são as pessoas que você encontra regularmente que o conheçam o suficiente para perceber que “as coisas não estão indo bem”? Faça uma lista dessas pessoas e pergunte a elas se podem ser um de seus recursos de apoio. Considere seus colegas no ambiente de trabalho, onde faz exercícios ou na biblioteca que frequenta regularmente.
Crie conexões que lhe possibilitem um tempo para respirar e obter alívio do trabalho árduo de cuidar de alguém. Você está na escola? Que tal envolver as pessoas que encontra regularmente no ambiente escolar?

Encontre outros recursos de apoio na mídia social ou em websites.Websites de encontro (meet-up websites) permitem que você obtenha informações para facilitar sua busca de pessoas em sua comunidade com experiências semelhantes às suas. Oportunidades de trabalho voluntário em sua comunidade o ajudam a conhecer pessoas novas e a ter novas válvulas de escape. Você pode pesquisar oportunidades na rede disponíveis em seu condado entrando termos de busca como “oportunidades de trabalho voluntário” ou “trabalho voluntário relacionado”.

Reconheça e reaja

A melhor coisa que você, como cuidador, pode fazer para seus entes queridos é reconhecer quando precisa de apoio e reagir quando uma situação se torna uma crise.Saiba o que você precisa, reúna seus recursos e procure ajuda em seus círculos de apoio. 

Lisa Math B.S., CRPS-F, é coordenadora de treinamento de famílias na South Florida Wellness Network (SFWN). A SFWN é uma agência operada por pares que trabalha.com jovens e adultos em fase de recuperação da saúde mental e/ou desafios do uso de drogas e os cuidadores da família que os apoia. Lisa é também uma cuidadora em sua vida pessoal e aprendeu a colocar primeiro sua máscara de oxigênio!

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected