Desenvolvendo Hábitos para a Saúde do Coração e da Mente em Broward

August 6, 2018
Health and Mental Care
News

Knellee Bisram, treinadora, instrutora certificada de mindfulness e fundadora da AHAM Education Inc (Academy of the Heart and Mind)

O incidente trágico de Parkland desencadeou uma reação da opinião pública sobre a saúde mental e a resiliência entre os jovens. Quando eventos trágicos como este ocorrem, somos forçados a nos voltarmos para dentro de nós mesmos e examinarmos como podemos melhor investir nossos recursos e mobilizarmos nossa voz para seguirmos em frente para obter mais justiça, igualdade e paz. Enquanto o distrito escolar de Broward e as agências do condado continuam a responder eficazmente utilizando conselheiros especializados em situações de sofrimento, profissionais da área de saúde mental e de mindfulness (atenção plena) para ajudar o pessoal e as famílias da Stoneman Douglas, nossos corajosos alunos da escola MSD lideram incansavelmente o diálogo nacional sobre controle de armas, não violência, segurança nas escolas e ajuda à saúde mental para jovens. Seu ativismo altruísta é um sinal de que estamos no caminho certo em direção à maior igualdade e bem-estar. Sua resistência em face da adversidade é um símbolo da liderança dos jovens e do desenvolvimento social e emocional que vem acontecendo em Broward por vários anos. Mesmo assim, muitos de nossos jovens continuam a correr riscos de entrar em estado de depressão, violência, apatia e estilo de vida nocivo porque oportunidades positivas de desenvolvimento e de ajuda para o cultivo da resiliência e do bem-estar são cultural ou financeiramente inacessíveis ou inadequadas. 

Para abordar este desafio, precisamos fazer mais E pensar de uma maneira diferente. Precisamos oferecer um complemento às intervenções em saúde mental para populações de alto risco. Necessitamos reestruturar a saúde mental e a resiliência emocional como um ingrediente básico da saúde humana e do bem-estar. Precisamos apoiar uma abordagem preventiva e sustentável para o desenvolvimento de hábitos saudáveis do coração e da mente como uma prática diária, da mesma maneira que fazemos com nossa saúde física. 

Os profissionais da área médica nos incentivam a escovar os dentes todos os dias, a comer de forma saudável e a fazer exercícios regularmente para obtermos a saúde ideal. Mas o que deveríamos fazer todos os dias para nosso bem-estar mental e emocional? Como podemos fazer essa alteração em nossas instituições educacionais e de saúde? Como podemos empoderar e equipar as famílias para que estejam em controle do bem- estar socioemocional? 

Richie Davidson, professor de psicologia e fundador do Center for Healthy Minds da Universidade de Wisconsin–Madison, afirma que o “bem-estar” não é xo, mas “um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e cultivadas ao longo do tempo”, sendo “treináveis e mensuráveis”. Com base em décadas de pesquisas, de acordo com o centro, podemos nos concentrar em quatro características fundamentais do bem-estar: 

  • Conscientização – estar presente e prestar atenção reduzem a divagação da mente, o desejo de coisas que você não possui e o ajuda a sentir-se melhor consigo mesmo. 

  • Conexão – passar tempo com outros, a habilidade de sentir empatia, demonstrar compaixão, expressar gratidão e praticar atos generosos aumentam o comportamento pró-social e a felicidade. 

  •  Discernimento – práticas que ajudam a relaxar os padrões rígidos de pensar e abrem novas maneiras de perceber o mundo à nossa volta promovem a adaptabilidade para mudar, flexibilidade na maneira em que nos vemos e, por m, desenvolve a resiliência.
  • Objetivo – Ter um significado, estar intrinsicamente motivado e fazer o que nos faz feliz promovem o bem-estar físico e mental. 


De maneira semelhante, Dr. Dan Siegel, neurologista renomado e diretor do Mindsight Institute, apresentou a dieta diária recomendada para uma mente saudável, o Healthy Mind Platter (Prato para uma Mente Saudável), que inclui “sete atividades diárias essenciais para otimizar o cérebro e criar o bem-estar”: concentrar-se, divertir-se, conectar-se, mover-se, dormir, passar “tempo consigo mesmo” e passar “tempo relaxando”. 


Com base em pesquisas irrefutáveis, os distritos escolares, os socorristas, as instituições militares e de saúde estão implementando nacionalmente programas de bem-estar que desenvolvem estas quatro características através de modalidades baseadas em evidências como a Contemplativa, Mindfulness (Atenção Plena) e Mente-Corpo, aprendizagem social e emocional, e estratégias positivas de desenvolvimento. Um aumento no número de programas de atenção plena e bem-estar da mente-corpo em escolas e comunidades indica que esta tendência está pouco a pouco se afirmando no condado de Broward. O desafio, porém, é armar pais e famílias com ferramentas que incorporem uma cultura de bem-estar em casa. Profissionais de saúde, educadores e trabalhadores da comunidade podem vencer o abismo promovendo ativamente um conjunto de ferramentas para a saúde do coração e da mente. Desta maneira as famílias servem como incubadoras naturais para o bem-estar mental e emocional direcionado a uma cultura comunitária mais resiliente. 

Comece agora mesmo a desenvolver hábitos saudáveis do coração e da mente para aumentar o bem-estar utilizando algumas das práticas recomendadas abaixo. 

10 hábitos diários para a saúde do coração e da mente 

  1. Comece e acabe o dia com um momento de gratidão silenciosa 
  2. Pratique a atenção plena e práticas de bondade 
  3. Estabeleça intenções diariamente e mantenha seus objetivos de forma natural 
  4. Pare, faça uma pausa e respire entre atividades para relaxar 
  5. Experimente ‘fazer uma só tarefa de cada vez’ com atenção, ao invés de múltiplas tarefas 
  6. Planeje intervalos no uso da tecnologia

  7. Mova o corpo / faça exercícios conscientemente

  8. Passe tempo de lazer ao ar livre

  9. Encontre tempo para se conectar com a família e amigos 
  10. Pratique atos de bondade aleatoriamente 

 

Autora: Knellee Bisram, treinadora, instrutora certificada de mindfulness e fundadora da AHAM Education Inc (Academy of the Heart and Mind), uma iniciativa sem fins lucrativos que empodera 1 milhão de jovens e indivíduos carentes com ferramentas para o coração e para a mente nas Américas. Para mais detalhes acesse http://www.ahameducation.org . 
 

Referências 
Why Well-Being, Center for Healthy Minds. University of Wisconsin Madison, 2018, https://centerhealthyminds.org/about/why-well-being 
The Healthy Mind Platter, Mind Your Brain, 2010, http://www.drdansiegel.com/ resources/healthy_mind_platter/ 

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected