Necessidades especiais merecem o cuidado especial do modelo patient centered medical home

September 15, 2020
Basic Needs
Education
Financial Assistance
News

Kristen Ely, MSW | Patient-Centered Medical Home (modelo de cuidados de saúde abrangente, baseado em equipe coordenada e centrado no paciente) e gerente de qualidade no Children’s Diagnostic & Treatment Center

O sistema de saúde pode ser tudo menos simples. Navegar no sistema é complexo e um desafio, seja quando você está doente ou apenas precise de cuidados de saúde de rotina. Encontrar e manter a proteção de um seguro de saúde,escolher os médicos e os especialistas adequados para um tratamento, e marcar consultas considerando-se a agenda sempre repleta dos profissionais médicos são apenas alguns dos desafios que enfrentamos para sermos o mais saudável possível. Agora, imagine o que os pais de uma criança com necessidades especiais precisam enfrentar.

Os pais de crianças com distúrbios médicos como a asma, diabetes, síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e inúmeros outros encontram muitos obstáculos para atender às  necessidades do filho. Felizmente, profissionais atenciosos continuam a trabalhar para criar uma experiência melhor em cuidados de saúde.

Os cuidados de saúde atuais estão se afastando de um modelo baseado em custo por serviço que compensa os médicos com base no número de pacientes que atendem ou procedimentos executados por dia. Ao contrário, o número dos cuidados baseados no valor é cada vez maior. As melhores práticas de hoje estão levando os consultórios médicos a concentrar-se o mais possível no paciente e nas famílias, com o objetivo final de tornar-se um atendimento médico centrado no paciente (Patient-Centered Medical Home - PCMH).

Gabriel de dezessete anos e sua família se beneficiam de um atendimento tipo PCMH. Gabriel nasceu com paralisia cerebral, um distúrbio marcado pela perda ou deficiência das funções motoras causado por danos no cérebro. O caso de Gabriel é mais sério do que outros. Ele não é capaz de andar ou sentar, falar, comer normalmente ou executar qualquer atividade do dia a
dia sem a ajuda da família ou de uma equipe de enfermeiras. Ele sofre de convulsões rotineiramente e requer cuidados 24 horas por dia.

A família consulta cerca de vinte especialistas para garantir que as necessidades de Gabriel sejam atendidas e para que tenha a melhor qualidade de vida possível. O trabalho dos pais e da família é sem dúvida heroico. Gabriel é apenas um entre as dezenas de milhares de exemplos de crianças com necessidades especiais que vivem em nossa comunidade.

O consultório pediátrico que atende Gabriel tem a certificação PCMH e sua família conta com um coordenador especial que ajuda a organizar as necessidades de seus cuidados. Segundo sua mãe, sem o “tratamento VIP que recebe [em seu provedor com a certificação PCMH]”, ela se sentiria “perdida e sobrecarregada por tentar manter a agenda de todas as consultas
de Gabriel, conseguir encaminhamentos e fazer tudo o que precisa para o tratamento do filho”.

Como seu filho com necessidades especiais pode se beneficiar de um atendimento Patient Centered Medical Home?

Tornando o cuidado mais acessível

Nem todas as consultas médicas podem ser planejadas e nem todas as necessidades médicas se adaptam facilmente no “horário de funcionamento normal”. Os consultórios com a certificação PCMH analisam as preferências de horários do paciente e oferecem consultas no horário que melhor atenda às necessidades dos pacientes e suas famílias. A mãe de Gabriel, por exemplo, sabe que pode depender do consultório do médico de Gabriel para obter uma consulta no mesmo dia ou ir ao consultório quando precisar de aconselhamento médico, especialmente após uma ida ao hospital devido ao número de convulsões sofridas pelo filho.

Uma equipe que está sempre ao seu lado
Em consultórios com a certificação PCMH, os médicos, enfermeiras, assistentes médicos e coordenadores de cuidados trabalham em parceria, como uma equipe, para monitorar proativamente encaminhamentos, relatórios especializados e resultados de laboratórios que preparam para uma consulta antes mesmo do paciente chegar ao consultório. O paciente é considerado o centro de uma equipe de cuidados e representa uma parte integral do planejamento do tratamento.

A família do Gabriel conta com um coordenador de cuidados designado que atua como um elo de ligação entre os pais e o sistema de saúde. O coordenador trabalha com a família e com os profissionais médicos que cuidam de Gabriel entre as consultas para garantir que todas as suas necessidades sejam abordadas. Trabalha também diligentemente para ajudar a familiar a superar desafios que possam causar atrasos ou interrupções nos serviços.

Fornecendo cuidados da mais alta qualidade
Os consultórios com a certificação PCMH se empenham para aprimorar constantemente o suporte e os serviços oferecidos aos pacientes.A equipe deve usar as informações e as experiências obtidas na administração dos cuidados para aprimorar os serviços e os resultados.

Os profissionais médicos dependem de inúmeras famílias, entre elas da família do Gabriel para obter feedback através de vários meios que garantam que as famílias tenham voz ativa no aprimoramento dos serviços disponíveis. As famílias entendem profundamente as necessidades mais proeminentes da comunidade daqueles que têm necessidades especiais e devem tomar parte na criação das políticas e nas decisões que impactam os cuidados.

Encontrando um clínico geral PCMH
A National Committee for Quality Assurance (NCQA – Comissão Nacional de Garantia de Qualidade) é um dos vários órgãos de credenciamento que fornecem certificação especial para consultórios que exemplificam o modelo médico centrado no paciente. As listas de médicos de PCMH estão disponíveis on-line, como, por exemplo, na NCQA.org, o website da National Committee for Quality Assurance (NCQA).

O Children’s Diagnostic & Treatment Center (CDTC) é apenas um dos consultórios de clínicos gerais no condado de Broward que obteve o status de reconhecimento PCMH e oferece cuidados médicos especificamente para a população com necessidades especiais. O centro é um local “completo” onde os pacientes recebem uma variedade de serviços, incluindo cuidados médicos e dentários, avaliações de desenvolvimento, consultas sobre nutrição, serviços de saúde mental e programas de coordenação de cuidados. Acesse childrensdiagnostic.org para mais informações. 

Children’s Diagnostic & Treatment Center (CDTC) childrensdiagnostic.com/ is a not-for-profit organization serving more than 11,000 children with special health care needs in Broward County. As a facility of Broward Health, CDTC’s mission is to promote the optimal health and well-being of children with special health care needs  by providing comprehensive prevention, intervention and treatment services within a medical home environment. CDTC is a nationally recognized “Center of Excellence,” offering a unique system of care for infants, children and youth.

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected