Nossas crianças precisam dormer mais!

June 18, 2018
Health and Mental Care
News

By J. Christopher McGinnis, Ph.D., BCBA-D, Diretor, Behavioral Health Clinic (Clínica de Saúde Comportamental), Boys Town South Florida


Dormir bem é uma daquelas coisas que nem percebemos quando acontece. Quando dormimos bem, nem nos damos conta. Quando não dormimos bem, a maioria de nós reclama, mas não tenta resolver o problema, ou não sabe como resolvê-lo. Apenas esperamos dormir melhor na próxima noite. O sono é importante para adultos, mas é ainda mais importante para as crianças. Dormir bem torna a vida mais fácil. O dia corre melhor. Aprender é mais fácil. Fazer um teste é mais fácil. Fazer novos amigos e manter os antigos é também mais simples. Mesmo assim, muitos eventos provam que as crianças não estão dormindo o suficiente. De acordo com as pesquisas, mais de dois terços dos pais indicam ter problemas com o sono dos filhos, e metade do grupo reportou problemas no mínimo três noites por semana antes do quarto aniversário da criança. Sabemos também que a grande maioria dos adolescentes necessita de mais horas de sono e dorme cerca de duas horas a menos do que realmente precisa por noite. As exigências acadêmicas e sociais são geralmente consideradas responsáveis por isso.

Bom, e então? Aqui estão as razões porque dormir bem é importante: estudos demonstram que dormir mal causa problemas de comportamento, emoções, aprendizagem, memória e na dinâmica familiar. Causa até mesmo ganho de peso e apresenta sintomas semelhantes ao TDAH. E o que sabemos sobre isso? Não temos um sono saudável por várias razões, entre elas:

• “Não sabia que ele precisava de tantas horas de sono!” Como nossa cultura não dá prioridade a um sono saudável, as diretrizes de quantas horas de sono as crianças precisam em cada idade não são conhecidas. Uma criança de 3 anos precisa de cerca de 12 horas de sono (incluindo um cochilo de aproximadamente 90 minutos); uma criança de 5 anos necessita de aproximadamente 11 horas; uma criança de 9 anos de cerca de 10 horas, e seu filho de 14 anos precisa de aproximadamente 9 horas.

• Chegamos em casa tão tarde. O dia precisa ter mais horas!” Se você enfrenta este problema, sua família está sobrecarregada e certas coisas têm que ser cortadas. Embora sejam importantes, os esportes, o caratê, a dança, as reuniões de escoteiros e a prática do coro à noite existem porque nossa sociedade não dá prioridade ao sono e porque os que planejam tais atividades não entendem a quantidade de sono necessária para uma criança. Felizmente, quanto maiores ficam, menos sono precisam e teremos mais tempo para essas atividades. E não se esqueça de reservar algum tempo todos os dias simplesmente para ser uma família.

• “A hora de dormir é uma guerra!” O tratamento comportamental para a recusa de ir para a cama tem um índice de sucesso extremamente alto e maior eficácia quanto menor for a criança. Nós geralmente constatamos bons resultados dentro de apenas algumas noites. Se seu filho tiver medo do escuro, tratamos primeiro deste problema, o que toma geralmente somente uma noite ou duas.

• “Ela reclama que não consegue desligar à noite.” Este é um problema causado por muitas causas incluindo usar um dispositivo móvel até muito tarde (ex., enviando e lendo textos), uso de cafeína, exercícios tarde da noite e banhos quentes muito perto da hora de dormir. Alterar alguns aspectos do estilo de vida e aprender estratégias de relaxamento geralmente resolve o problema.

• “Ele dorme o suficiente, mas mesmo assim fica letárgico durante o dia.” Se seu filho estiver realmente dormindo o suficiente, a situação exige aconselhamento médico, exames de laboratório e talvez um estudo de uma noite de sono para verificar se o sono da criança é restaurador. É óbvio que o comportamento pode também ser causado pelas três horas de videogame à noite que ele se esqueceu de mencionar!

Um sono saudável é tão importante que a solução de problemas relacionados ao sono é uma de nossas primeiras intervenções. Em nossa opinião ninguém está dormindo o suficiente, e como nossa sociedade não valoriza o sono ou não considera que não dormir o suficiente pode contribuir para problemas infantis, tendemos a buscar outras explicações e soluções, nos afastando do verdadeiro culpado. Eu, por minha vez, gosto de manter as coisas simples. Quando enfrentamos um problema complexo, devemos simplificar. O mais importante deve vir primeiro e o sono saudável é um destes fatores importantes. Se você ou seu filho está experimentando dificuldades no dia a dia, cuide primeiro do que é simples. Se não puder controlar o problema sozinho, procure ajuda. Ajuda está sempre à sua disposição. 


Dr. Christopher McGinnis é o diretor da Behavioral Health Clinic do programs Boys Town South Florida em West Palm Beach, na Flórida. É psicólogo licenciado, analyst de comportamento credenciado e um member fundador da Society of Behavioral Sleep Medicine. Ele está à disposição em chris.mcginnis@boystown.org.

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected