Os perigos do Tabagismo Eletrônico entre os jovens

August 6, 2018
Health and Mental Care
News

United Way of Broward County Commission sobre Prevenção contra Drogas e Saúde Comportamental

Tendências entre os jovens 
Os cigarros eletrônicos ou e-cigarros já estão no mercado há algum tempo e sua comercialização era originalmente direcionada a adultos como uma forma de parar
de fumar cigarros convencionais. Recentemente, os cigarros eletrônicos se tornaram extremamente populares entre adolescentes. Juuling é o termo da moda usado para designar um cigarro eletrônico. E-cigarros tornou-se um fenômeno emergente entre os alunos do condado de Broward. A primeira vez que a pesquisa sobre comportamentos de risco de jovens, uma pesquisa confidencial estadual e a nível escolar direcionada a alunos do ensino médio público (high school) da Flórida, indagou sobre o uso de cigarros eletrônicos só aconteceu em 2015 e indicou que 45% dos alunos afirmaram nunca haver usado e-cigarros. De acordo com a mesma pesquisa realizada em 2017, 41% dos alunos disseram já ter fumado um cigarro eletrônico. 

Demanda popular 
Não é de se estranhar que os cigarros eletrônicos sejam tão populares entre os jovens, considerando-se que 7 entre 10 adolescentes são expostos às propagandas deste tipo de cigarros de acordo com o National Institute on Drug Abuse (NIDA). Alunos de middle e high school têm acesso, na maioria das vezes a anúncios de lojas e aos anúncios na internet. Além desta propaganda, os sabores de cigarros eletrônicos vendidos parecem ser direcionados para jovens, com sabores como de chicletes de bola e melancia. Jovens postam fotografias fumando cigarros eletrônicos em suas páginas da mídia social. Adolescentes também aprendem “truques do e-cigarro” através do YouTube, onde usuários demonstram formações diferentes de fumaça desde uma inalação longa e profunda até a exalação da fumaça pelo nariz ou pela boca. 

A saúde e seu filho 
Há poucos anos, nós não sabíamos quase nada sobre o impacto dos cigarros eletrônicos na saúde. Porém, os acontecimentos atuais tornam essencial que conheçamos com detalhes os e-cigarros e Juuling. Os alunos geralmente não têm um conhecimento claro sobre os componentes dos cigarros eletrônicos sendo que a maioria deles contêm nicotina que provoca os efeitos negativos já conhecidos na saúde. O NIDA relatou também que 66% dos adolescentes dizem que seu cigarro eletrônico contém “apenas sabor”, enquanto que 13% deles “não sabem” quais são os componentes deste tipo de cigarro. A Truth Initiative relatou que os e-cigarros podem conter os mesmos níveis de nicotina de um maço de cigarros convencionais. 

Conheça os fatos: 
    •    A nicotina vicia rapidamente 

    •    A nicotina pode causar danos ao desenvolvimento do cérebro do adolescente 


Alguns dos efeitos na saúde resultantes dos cigarros eletrônicos originam-se dos metais pesados de seus cartuchos, incluindo níquel, chumbo e estanho. Partículas ultra nas podem também ser inaladas profundamente nos pulmões. Alguns usuários suplementam também o “e-juice” (suco eletrônico) com óleo de maconha ou CBD (canabidiol) que podem provocar impactos negativos no cérebro em desenvolvimento de uma criança. 

Mais relatórios do National Institute on Drug Abuse sobre as implicações dos cigarros eletrônicos e os jovens constataram que 30% dos adolescentes usuários de e-cigarros têm uma maior probabilidade de começar a usar produtos de tabaco em comparação aos 8% dos não usuários de cigarros eletrônicos. 


Educando as famílias 
Os cigarros eletrônicos são dispositivos alimentados por baterias que aquecem nicotina, maconha, sabores e outros químicos em cartuchos de solução, “e-líquido” ou “e-suco” para que os usuários inalem estes químicos em forma de aerossol. Alguns e-cigarros são fabricados para se assemelhar a um cigarro, charuto ou cachimbo convencional. Outros parecem ser uma versão moderna do cigarro ou cachimbo tradicional, com uma estrutura sofisticada de metal brilhante ou transparente com cores e texturas elegantes. Existem ainda outras versões que são fabricadas para parecer itens do dia a dia como canetas esferográficas. Uma marca fabricou seu cigarro eletrônico para se assemelhar a um ash drive USB – su cientemente pequeno para ser escondido ou disfarçado pelos adolescentes em casa ou na escola. 

Continue a educar-se e também eduque os membros de sua família para conhecer mais sobre os cigarros eletrônicos e discuta com seu filho sobre os perigos de usá-los. Preste atenção ao uso de qualquer tipo de substâncias, inclusive os cigarros eletrônicos e lembre-se de que nunca é cedo demais para conversar com seu filho sobre prevenção. Você sabia que 10% dos alunos da 8a série e 15% dos alunos da 9a a 12a séries usam e-cigarros mensalmente? 

Nublando seu discernimento 
O uso de cigarros eletrônicos é encontrado entre adolescentes na cultura popular. Com uma variedade de sabores de frutas, tutoriais sobre os e-cigarros e designs elegantes para disfarçar o uso, as companhias fabricantes destes cigarros comercializam propositadamente seu produto para crianças. Apesar de serem supostamente postos à venda para ajudar adultos a parar de fumar, a maioria dos usuários de cigarros eletrônicos nos Estados Unidos são jovens. Em 2016, mais de 2 milhões de alunos da middle e high school usaram e-cigarros nos últimos 30 dias. Não deixe que cigarros eletrônicos nublem seu discernimento. Para mais informações acesse drugfreebroward.org 

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected