Práticas Saudáveis

June 13, 2018
Health and Mental Care
News

Bob LaMendola, assuntos comunitários, Florida Department of Health of Broward County

 

Vacinas infantis salvam vidas

As vacinas provaram ser tão seguras e eficazes que poucos pais – ou até médicos – viram algum caso de sarampo, caxumba, catapora ou muitas outras doenças contagiosas desde os anos 1900.

“Todos os anos, nós testemunhamos um sucesso incrível através de nossas iniciativas de vacinação”, disse Dr. Paula Thaqi, diretora do Department of Health da Flórida no condado de Broward (DOH-Broward). “Crianças saudáveis perdem menos dias de aula e pais de crianças saudáveis, por sua vez, perdem menos dias de trabalho. Devido às vacinações, as crianças não morrem de doenças que podem ser prevenidas através de vacinas, e nossas comunidades estão mais seguras. Proteja sua família e a vida daqueles ao seu redor através da vacinação adequada.”

A melhor opção é que médicos administrem as vacinas. Seguros de saúde devem cobrir gratuitamente todas as vacinas recomendadas; alguns médicos cobram uma consulta para administrar as vacinas. As famílias sem seguro de saúde podem obter vacinas gratuitas ou por um custo baixo através do DOH-Broward.

O estado requer que todos os alunos sejam vacinados antes de entrar na escola. As vacinas necessárias são:

•          DTP- Difteria, tétano e coqueluche (tosse comprida) – 4 a 5 doses de DTaP para bebês e pré-escolares. 1 dose de reforço de TDaP antes da sétima série.

•          Poliomielite – 3 a 5 doses para bebês e pré-escolares.

•          Sarampo, caxumba, rubéola (MMR) – 2 doses de MMR para bebês e pré-escolares.

•          Varicela (catapora) – 2 doses para bebês e pré-escolares. 1 dose de reforço antes da sétima série. Em adultos, a varicela pode retornar e causar herpes-zóster.

•          Hepatite B – 3 doses para bebês.

Entre as vacinas adicionais que não são obrigatórias mas oferecem uma proteção importante estão:

•          Vacina anual contra a gripe – Começando aos seis meses.

•          Rotavírus – 3 doses para bebês.

•          Haemophilus influenzae B (Hib) – 3-4 doses para bebês.

•          Antipneumocócica – 4 doses para bebês.

•          Hepatite A – 2 doses para bebês.

A vacina contra HPV protege crianças contra o cancer

Se houvesse uma vacina que protegesse seus filhos do câncer, você não os levaria para tomá-la? Bem, existe essa vacina.

A vacina contra o HPV evita o papilomavírus humano, que causa mais de 13.000 casos de câncer cervical todos os anos (1.000 na Flórida) e mata acima de 4.200 mulheres. Tanto para homens como para mulheres, o HPV também causa câncer genital, verruga genital, câncer oral e outras doenças relacionadas.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças recomenda a vacina contra o HPV para todos os meninos, meninas e jovens de 11 a 26 anos, mas pode ser administrada a partir dos 9 anos. O DOH-Broward incentiva a vacina contra o HPV para todas as crianças. Apesar de terem sido considerados baixos no sul da Flórida e no estado, os índices da vacinação estão se elevando.

“Pensamos que o maior problema seja a educação”, disse Thaqi. “Os pais podem não conhecer a vacina e por isso, ficam em dúvida. Informamos de que a vacina pode prevenir o câncer. ”

A vacina contra o HPV pode agora ser completada em duas doses ao invés de três – se a primeira for administrada antes dos 15 anos e a segunda dose entre 6 a 12 meses. Do contrário, três doses são necessárias.

A vacina antimeningocócica é também recomendada a partir de 11 anos. Essa vacina previne contra a meningite que pode ser fatal.

Seguros de saúde cobrem ambas as vacinas sem nenhum custo. Aqueles que não tiverem cobertura podem obter as vacinas gratuitamente através do DOH-Broward.

Selando dentinhos contra cáries e infecção

O selante protege como tinta e é aplicado como tinta, mas na boca das crianças, é incolor, sem gosto, inodoro e não causa nenhuma dor.

O selante dental é um revestimento de plástico fino que higienistas itinerantes do DOH-Broward aplicam nos molares de milhares de crianças – gratuitamente – como parte do novo programa de saúde oral iniciado nas escolas de Broward em abril de 2016.

O selante evita que bactérias se formem nos dentes das crianças. Inúmeros estudos demonstram que o revestimento pode evitar cáries e infecções orais por muitos anos.

“Nosso programa de selante de dentes baseado na escola melhorará a saúde oral das crianças e evitará as ausências devido à dor de dentes”, disse Dr. Thaqi. “Essa é uma maneira de manter as crianças de Broward saudáveis.”

Um número insuficiente de crianças recebem selantes dentários. O CDC e a American Dental Association incentivam todos os dentistas a oferecer a proteção, mas afirmam que menos da metade dos dentistas o fazem. Até início do programa do DOH-Broward, crianças de famílias com pouco ou nenhum seguro dentário tinham pouco acesso aos selantes.

Higienistas atenderam até agora 30.000 crianças em 134 elementary e middle schools Title 1. Cada criança recebe um exame dentário, limpeza, enxague com flúor, escova de dentes grátis e uma aula individual de como escovar os dentes e usar o fio dental. Mais de 800 crianças que precisavam de cuidados dentários adicionais foram encaminhadas aos seus próprios dentistas ou para os consultórios dentários gratuitos e de baixo custo do DOH-Broward. Durantes as visitas às escolas, higienistas examinam todas as crianças que tenham a permissão do pai, mãe ou guardião.

 

Para obter mais informações sobre esses tópicos acesse: http://broward. floridahealth.gov ou ligue para 954-467-4705. Calendário de vacinação infantil: www.cdc.gov/vaccines/schedules/index.html

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected