Quatro Razões Divertidas para Levar Seu Filho à Biblioteca Hoje!

April 10, 2020
Education
Basic Needs
Family Support
mother and a child looking together at a book

Meagan Albright, M.L.I.S., bibliotecária especializada em serviços infantis e para jovens III, NSU Alvin Sherman Library

Um passeio até a biblioteca pode ajudar seu filho a criar um amor eterno pelos livros, pela leitura e por aprender. As bibliotecas oferecem livros, filmes, videogames e muito mais, e não custam nem um centavo quando você os pede emprestados. Você pode também ler e ouvir livros on-line gratuitamente com seu cartão da biblioteca, que também é gratuito para todos aqueles que moram, trabalham ou frequentam escolas no condado de Broward. Ler com seus filhos serve de exemplo e mostra que você acredita que ler é importante.

Livros
“Quanto mais ler, mais coisas você vai saber. Quanto mais aprender, mais lugares você vai conhecer.” – Dr. Seuss

Ler para seu filho por, no mínimo, 15 minutos todos os dias, a partir do nascimento, é importante para seu desenvolvimento saudável e seu sucesso escolar futuro. As crianças que leem regularmente demonstram maior atividade em certas partes do cérebro, o que auxilia com a compreensão da leitura e o entendimento de histórias. Até mesmo um bebê bem pequeno gosta muito de ser segurado no colo e ouvir a voz de alguém da família lendo um livro em voz alta. Sua biblioteca local tem muito mais livros do que se pode comprar, além de permitir levar livros emprestados gratuitamente.Com tantos livros para escolher, fica fácil e divertido para uma criança pequena descobrir novas histórias favoritas. Os bibliotecários se dedicam a formar coleções diversas para que os livros funcionem como janelas (que se abrem para que as crianças conheçam novas culturas) e espelhos (para que as crianças se vejam refletidas nos livros que leem). Aprendem sobre culturas, costumes, religiões e situações de vida diferentes em sua comunidade e ao redor do mundo ao ler livros que refletem essa diversidade.

Bibliotecários
“Procure os ajudantes. Você vai sempre encontrar alguém que vai ajudá-lo.” – Mr. Rogers

As bibliotecas são muito mais do que apenas livros. São as pessoas dentro dela que a tornam um espaço aconchegante para crianças e famílias, as conectando às informações que precisam. Dos bibliotecários ou bibliotecárias que ajudam a criança a escolher seu próximo livro favorito até os funcionários que o ajudam a retirar livros, todos os que escolhem trabalhar em uma biblioteca estão dedicados a ajudar. A maioria dos bibliotecários tem mestrado em ciência da informação e biblioteconomia (M.L.I.S. na sigla em inglês); os bibliotecários de serviços infantis e para jovens são especializados em atender crianças e famílias. Passe pela seção de referências de sua biblioteca só para dizer olá!

Hora de ler histórias
“Ninguém é muito velho, muito maluco, muito irreverente para escolher um livro e ler para uma criança.” – Dr. Seuss

A hora de ler histórias é mais do que apenas divertimento; ajuda a desenvolver habilidades importantes de pré-leitura e de início de alfabetização, estimulando um amor eterno pelos livros ao cantar, conversar, ler e brincar juntos.Os bibliotecários compartilham suas histórias favoritas e ajudam você a escolher livros para ler em casa. Atividades e brincadeiras livres no final na hora das histórias incentivam o diálogo, desenvolvem vocabulário e proporcionam aos adultos e às crianças uma oportunidade de fazer novos amigos. Crianças nos contam histórias bem antes de aprender a ler. A hora de ler histórias lhes oferece um lugar para aprender a arte de compartilhar histórias e deixá-las saber que suas histórias são importantes.

Brincar
“Em geral, a brincadeira é considerada uma pausa do aprendizado sério. Mas, para as crianças, brincar é um aprendizado sério.” – Fred Rogers

Muitas bibliotecas possuem uma área para brincadeiras interativas com quebra-cabeças, marionetes e acessórios criados para estimular a exploração e a interação entre pais e filhos. Brincar promove a imaginação das crianças e incentiva a cooperação enquanto desenvolve as habilidades iniciais de alfabetização. Brincar ajuda as crianças a expressar sentimentos e permite que pensem suas experiências em voz alta. Brincar com marionetes ajuda as crianças a desenvolver as habilidades narrativas e a aprender sequenciação (histórias seguem uma ordem: primeiro, seguinte, último). As cozinhas de brinquedo e os alimentos de plástico promovem a nutrição saudável, ajudam a aprender sobre outras culturas, ensinam novas palavras (por exemplo, nome de legumes como abobrinha, berinjela) e estimulam a criatividade. Os quebra-cabeças aprimoram a coordenação entre as mãos e os olhos e incentivam as crianças a pensar e a resolver problemas. Através da brincadeira interativa, as crianças são estimuladas a brincar juntas e cooperativamente e são empoderadas a serem responsáveis. Essas atividades ajudam a desenvolver conexões no cérebro de seu filho, especialmente do nascimento até os 3 anos de idade.

Através das experiências e dos recursos compartilhados na biblioteca, os pais e cuidadores incentivam os filhos a valorizar a leitura e a se tornar eternos aprendizes. De acordo com a pesquisa mais recente do Relatório de Leituras para Crianças e Famílias (Kids & Family Reading Report), 95% dos pais concordam que “todas as comunidades precisam de uma biblioteca pública”. Você tem ido à sua biblioteca ultimamente? Dê uma passada lá, diga olá para os bibliotecários e os deixe ajudá-lo a desenvolver o amor de seu filho pelos livros. 

O Alvin Sherman Library, Research, Information Technology Center da Nova Southeastern University é uma biblioteca especial para utilização conjunta que atende aos moradores do condado de Broward e também aos alunos, professores e funcionários da NSU. Para saber mais sobre os eventos gratuitos da Biblioteca Alvin Sherman para crianças e famílias e para se registrar para obter um cartão gratuito da Biblioteca Alvin Sherman, acesse sherman.library.nova.edu.

Referências
John S. Hutton, Tzipi Horowitz-Kraus, Alan L. Mendelsohn, Tom DeWitt, Scott K. Holland, the C-MIND Authorship Consortium, Home Reading Environment and Brain Activation in Preschool Children Listening to Stories. Pediatrics, setembro de 2015, 136 (3) 466-478 Kids & Family Reading Report, 7a edição https://www.scholastic.com/readingreport/home.html Zero to Three
https://www.zerotothree.org/early-development/brain-development Quatro Razões para Levar Seu Filho à Biblioteca Hoje! Meagan Albright, M.L.I.S., bibliotecária especializada em serviços infantis e para jovens III, NSU Alvin Sherman Library
 

Share this post

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected

Find A Program That Fits Your Needs

Other CSC-Funded Community Initiatives
2-1-1 Broward General Hotline | 2-1-1 Broward

2-1-1 Broward, an information & referral line, provides a 24-hour, comprehensive help line and support service for individuals seeking crisis intervention assistance and/or information and referrals to health and human services in Broward County. An impressive database of information is used to provide community callers with current, relevant information regarding a wide variety of services within the community. All calls are toll-free, confidential and anonymous from anywhere in Broward County.

Other CSC-Funded Community Initiatives
2-1-1 Broward Special Needs and Behavioral Health | 2-1-1 Broward

The 2-1-1 Hotline is Broward’s single source for information and referrals for children with behavioral health needs and disabilities. The hotline’s specialized staff focuses on helping parents, caregivers, agencies, and medical practitioners who serve the needs of children, find programming, support and hope. A case management component is also available for families in need of assistance accessing and navigating the special needs and behavioral health system of care.

Capacity Building
Capacity Building Mini Grants | Children's Services Council of Broward County

Infrastructure building support is provided to local child and family serving nonprofit organizations through our annual Capacity Buildings Mini Grants. Through a competitive grant process, local organizations are awarded funding for capacity building projects, professional business coaching and or fundraising support each year.
Primary POC: Adamma DuCille | aducille@cscbroward.org

Other CSC-Funded Community Initiatives
Community Builders| Children's Services Council of Broward County

Improving Lives Through Collective Impact through the Broward County Children’s Strategic Plan

Health & Safety Initiatives
Cribs for Kids | Broward Healthy Start Coalition, Inc.

In 2003, the American Academy of Pediatrics (AAP) published a report that estimated that the risk of infant suffocation increases 20-fold when infants and adults sleep in the same bed. In 2005, the AAP restated that co-sleeping is a growing concern and recommended that infants not share a bed during sleep.

Capacity Building
CSC Sponsored Trainings | Children's Services Council of Broward County

The CSC offers quality and affordable training workshops for professionals serving children and families in Broward County. Each session is led by instructors that are highly qualified and experienced in their field to provide an optimal learning environment. CEU’s are also offered for many of the completed courses. For a training calendar and to register, please visit our website at training.cscbroward.org.

Primary POC: Adamma DuCille | aducille@cscbroward.org

Health & Safety Initiatives
Drowning Prevention | Florida Department of Health in Broward County

Drowning Prevention is a collaborative community effort driven by the Drowning Prevention Task Force. In 2009, the Children’s Services Council allocated funding to support a full-time coordinator housed at the Broward County Health Department who provides insight and accountability for the implementation of the Drowning Prevention Action Plan.

The Faces of CSC

The impact Future Prep had on Sarah fomented her desire to give back to her community. Today, she is a Counselor for Memorial’s CSC-funded Youth Force program, helping other young people gain confidence and determine their own path for the future.
This program has touched me and made a difference in my life.
Thanks to the Children’s Services Council and the YMCA of Broward County, students have an opportunity to give a voice to issues that are important to them.